
Tomadas e interruptores inteligentes: Não é coincidência começarmos por estes dispositivos, porque de longe eles serão, provavelmente, os mais necessários inicialmente.
Eles são dispositivos indispensáveis para modernizar uma casa sem substituir todos os aparelhos por versões “smart”.
Eles permitem transformar dispositivos tradicionais em equipamentos conectados, como ventiladores, cafeteiras e luminárias, que podem passar a ser controlados remotamente via sua Alexa, Google Home, Apple HomeKit, ou qualquer outro HUB que tenha escolhido.
Essa tecnologia oferece mais do que praticidade: ela proporciona economia de energia e segurança, já que você pode desligar aparelhos mesmo estando fora de casa.
Além disso, interruptores e tomadas inteligentes permitem a criação de rotinas personalizadas, automatizando ações como ligar o aquecedor antes do despertar, ajustar a iluminação no fim do dia ou desligar automaticamente todos os dispositivos ao sair de casa.
A maioria dos modelos contam com recursos adicionais, como monitoramento de consumo de energia em tempo real, ajudando na gestão sustentável da eletricidade.
Com uma instalação simples e versatilidade, esses gadgets são aliados perfeitos para tornar ambientes mais funcionais e conectados.
É importante compreender que, uma tomada ou interruptor inteligente é exatamente “só” isso mesmo.
Ela liga e desliga o eletrodoméstico que está conectado a ela.
Sabe aquele seu ventilador antigo (ou não), mas que só tem aquele botão de velocidade?
Então. Tomadas inteligentes são para eletrodomésticos como ele.
Você já deixa ele ligado na velocidade desejada e… usa a tomada inteligente para ligar ou desligar a corrente de energia para ele.
Existem tomadas/interruptores externos e os de embutir no lugar das tomadas comuns.
Eu sempre optei pelos avulsos, porque vira e mexe a gente encontra outra utilidade para eles.
Os da marca Philbra (brasileira) são excelentes, duráveis, baratos, e você encontra para comprar até na Shopee.
Link do catálogo de produtos PHILBRA: